Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
Início do conteúdo da página

Beba bastante água

Muito se fala sobre a importância de bebermos bastante água diariamente. Mas, mesmo assim, muita gente esquece, durante a correria cotidiana, de tomar a quantidade correta que necessitamos para a saúde. Por isso, vamos apresentar quatro dicas, baseadas na dieta funcional, para sempre mantermos o organismo bem hidratado!

Primeiramente, devemos compreender que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as funções vitais do organismo. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a ingestão deve ser de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo por hora (200 ml).

No dia a dia perdemos líquidos sem perceber... Isso acontece na transpiração, nas fezes, na urina... Por isso, precisamos repor os líquidos perdidos, não só no verão ou em dias mais quentes, como também no inverno e nos dias mais secos. Normalmente, nós calculamos 35 ml de líquido por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2100 ml/dia de líquidos em geral.

Dicas para manter a hidratação no dia a dia

– Procure deixar a água em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, no criado-mudo;

– Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador, para lembrar que está na hora de se hidratar;

– Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

 

Veja 5 motivos para beber mais água

1. Hidratação

Além de refrescar, a água é um importante elemento para a hidratação. Beber uma quantidade razoável de água assegura de que o corpo está nutrido. Além do que, a hidratação do corpo combate infecções e auxília no transporte do sangue de minerais, como ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

2. Ajuda a emagrecer

A ingestão de água diminui a retenção de líquidos e contribui na redução de peso. E, se tomada antes das refeições, ajuda mais ainda.

 3. Desintoxica o corpo

Hidratar diariamente o corpo com a água contribui também para a desintoxicação do organismo. É a água que carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água, mais toxinas são eliminadas. A água também amolece as fezes, facilitando a evacuação.

4. Deixa a pele mais bonita

A água ajuda na renovação celular e a diminuir adescamação da pele seca.  Além disso, é um dos elementos fundamentais para retardar os efeitos causados pela idade.

5. Ajuda na absorção de nutrientes

Nutrientes e glicose precisam da água para serem absorvidos pelo corpo. O líquido é o complemento necessário para transportar esses nutrientes pela corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo.

 

 

 

Fim do conteúdo da página